quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Comer, rezar, amar

Queridos leitores,

Queria compartilhar com vocês a incrível leitura do livro Comer, Rezar, Amar. Há algum tempo, antes mesmo do lançamento do filme, uma amiga me mostrou o livro, e me disse que estava lendo, e o daria de presente à sua irmã. Que era um livro que valia a pena ser lido.

O tempo passou, o filme foi lançado, e eu não quis vê-lo. Tenho essa tendência de querer primeiro ler o livro, pra depois ver o filme. Nao me contento com o 'fast-forward' de uma historia que, mesmo com o maior dos meus esforços, me custaria umas 18-20 horas de leitura, condensado em 3 horas de filme... é como ler somente a sinopse e não ter acesso aos detalhes que fazem a diferença.

Deve ser por isso que me tornei sempre especialista em tudo o que faço. Quero conhecer em detalhes. Saber o "pulo-do-gato". Sei que isso leva tempo, exige esforço. E me dou o direito de conhecer integralmente o que vou estudar ou conhecer.

Bom, voltando ao tema: há três dias nao largo esse livro... ele fala de coisas incrivelmente profundas e tão sem-sentido para o tema desse blog... será?

Fala de expectativas, desejos. Fala de encontros (e desencontros), fala de busca, de auto-conhecimento, de auto-realizaçao. Será que tudo isso é assim tão separado do "profissional"?

Bom, tive a sorte de encontrar esse livro em ingles, aqui mesmo na minha cidade, e nao passar pelo crivo e interpretaçao do tradutor. Estou lendo no original... Isso é ótimo, porque me permite entrar no universo da autora sem intermediários.

E, como tudo o que faço, quero saber melhor, saí em busca de alguma informação sobre Elizabeth Gilbert, quando me deparei com um 'speech' dela no TED, falando sobre o processo criativo e a dificuldade de lidar com o sucesso estrondoso de um livro como Comer, Rezar, Amar. Os medos que surgem, as inseguranças. E como resolver e conviver com mais 40 anos de processo criativo que podem não alcançar o mesmo sucesso?

Vejam vocês mesmos como Elizabeth Gilbert lida com isso. Dá para pensar e transportar para nossa vida profissional. Como conviver com o fantasma de nosso próprio sucesso?

Recomendo:

sábado, 18 de dezembro de 2010

TED - Ideas worth spreading

Caros amigos e seguidores do Blog. Muito tempo se passou desde meu último post, e os motivos são variados. Mas um, em especial, quero dividir com vocês: o propósito desse blog, sempre foi, em concepção, compartilhar informações que considero relevantes. O critério é: se é relevante para mim, pode se tornar relevante para outras pessoas. E compartilhar idéias, informações e aproximar-nos uns dos outros.

Por um período, questionei a relevância dos meus posts. Quem nunca passou por isso? Se não fizermos uma auto-crítica, uma auto-análise, que sentido haveria em continuar, ou mesmo desistir? Momentos de revisão levam um projeto a bom-termo. E aqui estou, novamente, usando esse espaço democrático para conectar-me com vocês.

Hoje, aproximando-me do final do ano, e de 8 meses de lançamento do blog, novas idéias e novos projetos estão sendo formatados. E certamente compartilharemos das alegrias e desafios que se apresentarão.

Por ora, quero publicar apenas uma inspiradora palestra, que nos leva à reflexão numa época de encerramento de ano. Convido a todos a ouvirem essa linda menina e suas reflexões.

Esse site me foi apresentado há pouco tempo, e já estou fascinada com as inspiradoras idéias e palestras que nos brinda.

Um carinhoso e afetuoso abraço a todos, que possamos ter um Natal em harmonia, junto aos que amamos. E que 2011 nos permita entender um pouquinho mais como está em nossas mãos grande parte da mudança que queremos ver no mundo.