sexta-feira, 13 de maio de 2011

Brasil aumenta a barreira à importação de Veículos

Saiu em vários jornais ontem, e é bom ficar atento: se você é importador de veículos no Brasil, ou se pretende adquirir um via importação, saiba que a Licença de Importação (LI) não é mais automática.

Também, segundo toda as notícias que li, não há confirmação oficial por parte do MDIC, mas a Anfavea já detectou essa sistemática.

Como de praxe, o governo não comunica a necessidade de LI, ele simplesmente muda uma parametrização no sistema. Então, redobre atenção, pois a surpresa pode chegar no momento da nacionalização do veículo, e essas surpresas costumam custar bem caro.

Se você tem um veículo em fase de compra no exterior, fale com seu despachante de confiança e busque informações detalhadas.

Até o próximo post.

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It was published in various newspapers yesterday and it is good to keep an eye on it: if you are a Brazilian Importer of Vehicles, or if you intend to purchase one outside Brazil, you need to know that Import License is no longer automatic.

According to the articles I read, there is no official communication from MDIC, but Anfavea (Manufacturer´s Association) already detected this practice.

As usual, Brazilian Government through its competent channels, do not inform about needing of Import License previous to shipment, they only change a parameter on the system. So, be cautious: you may be surprised with this new rule when registering your importation process. And this surprises tend to be very expensive.

If you are now negotiating a vehicle with a foreign supplier at this moment, talk to your customs broker and ask for more details.

See you!

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