quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O BOM NEGOCIADOR

Em todas as áreas de nossa vida, estamos sempre negociando, quer tenhamos consciência disso ou não.

Tenho lido muito a respeito, de vários especialistas em negociações, e identifico alguns padrões de atitude, caráter e técnicas que um bom negociador possui ou desenvolve ao longo de sua vida.

1) OBJETIVOS DAS PARTES EM SINTONIA
Náo é facil identificar, porque se usa muito de blefe, falsas aparencias e dissimulação.

2) MÁ  GESTAO DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
Rapidez excessiva, morosidade exagerada, interlocutores errados nas reuniões e falta de comprometimento ao final das reuniões.

3) AS PESSOAS ENVOLVIDAS NÃO SE RELACIONAM BEM
Não compreendem umas as outras e interpretam erronamente as motivaçoes dos demais. Cuidar também da reputação.

4)FALTA DE CONFIANÇA umas nas outras.
Identificar pontos em comum antes dos pontos de conflito, agir com paciência, ter prazer em sentar-se à mesa de negociaçoes.

Um dos maiores dons do grande negociador consiste em compreender o que é preciso fazer para que a outra parte entenda de fato a mensagem que se quer passar.

Também é importante compreender padrões que transcendem cultura e história, identificá-los e usar a favor da negociação.

São  características do bom negociador (segundo Richard Shell, da Wharton Business School): A capacidade de saber ouvir, metas elevadas, integridade e confiabilidade. Também é fundamental saber se comunicar com clareza.
Meu conselho é que todos os profissionais façam do mundo real o laboratório de testes de suas habilidades de negociadores. Quando praticamos seja lá o que for, quase sempre aprendemos muita coisa.

Disso resulta um maior grau de confiança — o que é uma das coisas mais importantes para uma negociação bem-sucedida.

Nenhum comentário: