sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um pouco de humor com reflexão

Queridos leitores, boa sexta-feira pra vocês!

Esse blog aborda assuntos muito sérios, outros nem tanto, outros para fazer pensar, e outros, ainda, por puro prazer da escritora (que agradece imensamente a companhia e o tempo de vocês, acompanhando-me nessas reflexões).

Hoje, quero aproveitar um vídeo que encontrei ao acaso, e que com muito humor aborda o serviço de help desk, para falar um pouco da importância do ser humano, da cooperação, da disponibilidade para auxiliar ao outro.

E de como precisamos ter paciência quando uma tarefa nova é apresentada. Nem todos reagem da mesma maneira, e muitos precisarão mais auxílio até compreenderem a nova atividade. Mas uma vez disseminada entre um grande grupo de pessoas, ela passa a ser corriqueira. Mudanças exigem esforços de raciocínio e adaptação.

Vejam, há algum tempo, dizia-se que a máquina iria substituir o homem. Os apocalípticos previam o fim do trabalho, o fim do ser-humano. Mas o que se verificou, não tem exatamente esse teor, apesar de que houve sim a extinção de muitas funções mecânicas, substituídas por modelos mais atualizados e informatizados. Transitamos em vários contextos, e a mudança persiste. O que virá a seguir?

Entretanto, a capacidade de reinvenção do homem é imensa. Às vezes, precisamos de uma grande crise para mudar nosso modus-operandi. Outras vezes, a criatividade faz isso por nós... enfim. Sempre é momento para recomeçar, se reinventar.

O que, definitivamente não mudou, ao contrário, torna-se cada vez mais evidente, é a necessidade que o homem tem de seu semelhante: quer para aprender uma tarefa nova, quer para compartilhar idéias, ou para criar um movimento social, ou mesmo, para amar em privacidade. Precisamos do outro até mesmo para discordar.

Não é à toa que uma das torturas mais difíceis de suportar para um ser humano, é a solidão, o isolamento social, tão bem expressada no filme "O Náufrago" - lembram-se?

Enfim, queridos leitores, sinto cada vez mais a certeza de que bom-humor, criatividade, disposição para ajudar, capacidade de interpretar as necessidades de outras pessoas, e muita paciência, compõem em parte o grande diferencial que cada profissional deverá desenvolver constantemente.

Um carinhoso abraço, e até o próximo post! Divirtam-se com o vídeo...

Nenhum comentário: